• Homenageada Sra Adolfina Pacheco Sá dos Santos

  • Voltar
Quadro da Sra Adolfina Pacheco Sá dos Santos

          A Sr.ª Adolfina Pacheco Sá dos Santos é natural do município de Salgueiro-PE. Sua mãe Sr.ª Osvaldina Sá, era professora e veio a Lajedo exercer o seu oficio. A jovem Adolfina quando aqui chegou, conheceu o Sr. Washington Pacheco de Medeiros, com quem contraiu núpcias em 26 de fevereiro de 1951. Viveram a maior parte de seus dias em Recife. O Sr. Wahington foi agente de estatísticas, chefe de escoteiros, professor do Instituto Professora Júlia Costa, escrivão da delegacia de polícia, político, delegado de ensino e seresteiro, até pouco tempo existia uma escola municipal com seu nome, preservando sua memória. A Senhora Adolfina trabalhava em um cartório de Recife, quando se aposentou voltou a morar em Lajedo, pois como ela afirmou em entrevista, de todos os municípios por onde passou, Lajedo foi o município que lhe marcou.

          Apaixonada pelas coisas de nossa terra, grande amante e apreciadora da cultura e história de nosso município, possuía um riquíssimo acervo de fotografias e documentos históricos, como também utensílios e relíquias dos primeiros habitantes de Lajedo, que vinha sendo preservado ao longo dos anos pelos familiares de seu esposo. Em muito contribuindo pela preservação da nossa história. Ela também foi testemunha ocular de acontecimentos históricos, e tinha uma memória privilegiada por recordar de detalhes e histórias do nosso passado remoto.

          A Srª Adolfina Pacheco manteve grande relação de amizade com o jovem Paulo Henrique Dias, hoje presidente do Museu Lajedense. “Costumo dizer que ela foi uma avó adotiva para mim. Esse laço de amizade se estendeu a seus filhos: Washington, Antônio e Inez de Paula. O meu livro: “Lajedo; Uma História de Lutas, Conquistas e Glórias” publicado em 2013 com auspícios do Governo Federal, através do “Prêmio Agente Jovem de Cultura – 2012”, conta com uma análise crítica redigida pela Sr.ª Adolfina Pacheco, que foi uma grande incentivadora e em muito contribuiu para que eu realizasse o objetivo de escrever sobre a história de Lajedo. São memoráveis as tantas tardes de muita conversa, relembrando fatos de nossa história e pessoas que contribuíram para o engrandecimento de Lajedo”. Disse Paulo Henrique.

          A Srª Adolfina faleceu em 19 de agosto de 2015, em Recife-PE, foi velada na Prefeitura Municipal de Lajedo e sepultada no Cemitério Santo Inácio em Lajedo/PE.

     Em 2017, Paulo Henrique teve a iniciativa de criar e registrar em cartório e na Receita Federal uma associação sem fins lucrativos, com o seguinte nome: “Museu Lajedense Adolfina Pacheco Sá dos Santos”  e assim com o nome da instituição homenagear a Sr.ª Adolfina Pacheco, uma vez que o sonho dela em vida era criar um museu da história local em  Lajedo-PE, chegando a conversar com algumas autoridades locais sobre sua intenção.         

         Com a formalização jurídica da iniciativa foi possível captar recurso para a criação do site do Museu Lajedense Adolfina Pacheco Sá dos Santos, a Rede Virtual da Memória Lajedense e assim no meio virtual preservar a história do município de Lajedo-PE reverenciando aqueles que em vida  contribuíram para a sua formação.  A intenção do Museu Virtual é digitalizar os acervos históricos de lajedenses que o disponibilizem visando ser uma fonte de estudo e pesquisa para estudantes, professores e todos aqueles que tem interesse em conhecer a história de Lajedo-PE.        

Vídeo editado por Paulo Henrique Dias – apresentado na fundação do Museu Lajedense

________________________________________
Com informações do livro: Documentos e Fotografias Históricas de Lajedo.  Autor Paulo Henrique Dias dos Santos. Editora Universitária da UFRPE – Universidade Federal Rural de Pernambuco. Ed. 2017; ISBN: 978-85-7946-291-7.

CONHEÇA O FUNDADOR DO MUSEU LAJEDENSE

Dr. Paulo Henrique Dias

INCENTIVO CULTURAL

O PROJETO

       O site “Rede Virtual da Memória Lajedense” é uma iniciativa do Museu Lajedense Adolfina Pacheco Sá dos Santos, com incentivo cultural do Governo de Pernambuco e do Governo Federal, através da Lei Aldir Blanc – 2020. O museu é uma iniciativa do advogado, jornalista e escritor Paulo Henrique Dias dos Santos. O objetivo é a valorização do patrimônio histórico e cultural de Lajedo-PE, através da digitalização de acervos, documentos históricos, vídeos e jornais locais.

REALIZAÇÃO

CNPJ: 29.471.532/0001-99

© 2018