Museu Lajedense Adolfina Pacheco Sá dos Santos
Rede Virtual da Memória Lajedense
O Museu Lajedense Adolfina Pacheco Sá dos Santos é uma associação sem fins lucrativos, criada em 2018 por Paulo Henrique Dias dos Santos, com algumas personalidades do setor cultural de Lajedo-PE. A instituição dispõe de um importante acervo digitalizado garimpado entre pessoas ilustres que contribuíram na formação da historia do município e do acervo garimpado pelo presidente da instituição para a escrita de seus livros. O museu desenvolve suas atividades através do site Rede Virtual da Memória Lajedense.
Na escrita de seus livros Paulo Henrique Dias criou vários laços de amizade e uma delas foi com a Senhora Adolfina Pacheco Sá dos Santos, esposa do lajedense Whashington Pacheco de Medeiros, descendente de uma família presente entre os primeiros habitantes de Lajedo-PE, possuíam um rico acervo histórico de importantes protagonistas da história local. Adolfina Pacheco sonhava que um museu fosse criado em Lajedo-PE. Pelo empenho de Paulo Henrique na escrita de seus livros fez algumas tentativas com autoridades locais de criar um museu no município, o indicando para cuidar da instituição e fazer uma ampla campanha para doação de documentos e objetos históricos para estruturação de um museu da história do município de Lajedo-PE.
A Sra. Adolfina faleceu em 19 de agosto de 2015 e alguns itens de seu acervo foram doados pelos seus filhos a Paulo Henrique, este quando concluiu o curso superior, criou e registrou em cartório, na Receita Federal e no Instituto Brasileiro de Museus / IBRAM o “Museu Lajedense Adolfina Pacheco Sá dos Santos”. Desde o ano de 2015 Paulo Henrique informalmente manteve na rede social Facebook um museu virtual, decidindo portanto em 2018 homenagear a Sra. Adolfina Pacheco Sá dos Santos.
A instituição foi criada com o objetivo de valorizar a história e cultura do município de Lajedo-PE. O museu é registrado no Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, com Código Identificador de nº 2.58.83.3939, de acordo com os critérios estabelecidos na Lei nº 11.904/2009. Em 2018 foi certificado como “Ponto de Cultura” na época pelo Ministério da Cultura.
O site Rede Virtual da Memória Lajedense foi criado através de um projeto premiado no edital cultural de Criação e Fruição do Governo de Pernambuco por meio da Lei Aldir Blanc no ano de 2020. Paulatinamente Paulo Henrique digitaliza o seu acervo físico e o disponibiliza no site do museu para divulgação e valorização da história local de Lajedo-PE.
Apesar de predominantemente desenvolver suas atividades no meio virtual sempre recebe convites e realiza palestras sobre a história local nas escolas de Lajedo-PE.
No ano de 2019 o Museu Lajedense promoveu a reedição do livro “Álbum Histórico de Lajedo” do autor José Paulo Barbosa (In memoriam) publicado pela primeira vez em 1969. A reedição foi realizada marcando os 50 anos da publicação. A ação foi realizada com o incentivo cultural da Companhia Editora de Pernambuco. ISBN: 978-65-80793-00-6. Cada escola do município de Lajedo-PE recebeu 01 exemplar de presente.
O Museu Lajedense é integrante no Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Acervos Arquivísticos do Conselho Nacional de Arquivos / CONARQ do Ministério da Justiça:
O registo de museus ibero-americanos (RMI) do Programa Ibermuseus é uma plataforma digital que promove o conhecimento da diversidade museal da Ibero-América entre todas as pessoas que tenham algum interesse nestas instituições.
Segue o link do perfil do Museu Lajedense no site do Ibermuseus:
http://www.rmiberoamericanos.org
Museu Lajedense é destaque no site da Secretaria de Cultura de Pernambuco:
“Trabalhar com Patrimônio é olhar para o futuro, respeitando o passado”.
Paulo Henrique Dias dos Santos
Diretoria do Museu Lajedense para o período 2021-2025
Presidente: Paulo Henrique Dias dos Santos;
Vice-presidente: José Adelmo Cordeiro de Torres;
Secretária: Brunna Gabriela da Silva;
Diretor Financeiro: Julio César Felix da Silva;
Diretor de Patrimônio e Cultura: Adeilzo José dos Santos;
1º Conselheiro Fiscal: João Alexandre Simões Silva;
2º Conselheiro Fiscal: Romildo Nonato de Oliveira;
3ª Conselheira Fiscal: Dayane Mikaelle de Lima Santos.
CERTIFICADO DE PONTO DE CULTURA
REGISTRO DO MUSEU NO IBRAM
Brasão do Museu Lajedense
Entidade Custodiadora de Acervo Arquivístico - CONARQ
Primeira Versão do Site do Museu Lajedense
INCENTIVO CULTURAL
O PROJETO
O site “Rede Virtual da Memória Lajedense” é uma iniciativa do Museu Lajedense Adolfina Pacheco Sá dos Santos, com incentivo cultural do Governo de Pernambuco e do Governo Federal, através da Lei Aldir Blanc – 2020. O museu é uma iniciativa do advogado, jornalista e escritor Paulo Henrique Dias dos Santos. O objetivo é a valorização do patrimônio histórico e cultural de Lajedo-PE, através da digitalização de acervos, documentos históricos, vídeos e jornais locais.