• Discurso da Gestora da Escola Cinderela (CINDER) Graciara das Neves Representando a Educação Lajedense

25/02/2018 – Lançamento do Livro “Documentos e Fotografias Históricas de Lajedo” de Paulo Henrique Dias e Inauguração do Museu Lajedense Adolfina Pacheco.

Ilustríssimo Paulo Henrique Dias e familiares presentes, ilustres componentes da mesa de honra, senhores e senhoras, boa tarde!
     Neste momento quero expressar minha alegria em ter sido convidada para estar presente em um momento tão especial como este, onde nosso querido lajedense Paulo Henrique Dias, apresenta para apreciação de todos nós, o livro Documentos e Fotografias Históricas de lajedo e a iniciativa de fundar e inaugurar hoje, um Museu lajedense, ambos frutos de esforço contínuo em homenagear sua terra, elencando fatos marcantes da história de nossa Lajedo, seus méritos e suas memórias.
       Sinto-me imensamente feliz, enquanto educadora que sou, em poder dizer que também faço parte do trajeto estudantil desse jovem esforçado, comprometido e protagonista da própria história. Tenho também prazer em dizer que este tão honrado filho dos senhores Paulo e Claudia, é um orgulho para todos nós que aqui estamos, enquanto representantes da sociedade, e para a Escola Cinderela que o acolheu como estudante nos anos iniciais de sua formação escolar. Seus pais o matricularam em minha escola e esta foi a oportunidade de ver este “menino” crescendo em estatura, inteligência e sabedoria. Desde pequeno, Paulo Henrique sempre teve os aspectos cognitivos muito bem desenvolvidos, sendo exemplo em obediência e dedicação, um aluno exemplar, que aprendia com facilidade, tinha excelente socialização com os colegas e nunca deixou de dar seu melhor. Eu afirmo, Paulo e Claudia, ter um filho assim é uma honra, não apenas pelas capacidades intelectuais, mas sobretudo, pelo excelente ser humano que vocês tiveram a honra de chamar de filho.
        Tendo recebido o título de cidadão honorífico Lajedense, pelo poder legislativo de nossa cidade, sendo autor de projeto de Lei, autor de livros e outros documentários que resgatam a história de Lajedo, escritos com propriedade de quem pesquisa, conhece e ama sua gente, vencedor do prêmio agente jovem de cultura, membro de institutos históricos, geográficos e culturais, nas cidades de Garanhuns e Lajedo, fundador e presidente do museu virtual Adolfina Pacheco Sá dos Santos, sem fins lucrativos, entre outras iniciativas que demonstram sua competência em amplo aspecto. Paulo Henrique é um jovem com currículo admirável, que não apenas coleciona projetos que denotam sua capacidade intelectual e empreendedora, mas iniciativas de respeito à construção cultural de um povo, fazendo sempre o seu melhor nas realidades nas quais esteve inserido.
      Jovem homem comprometido, menino sonhador… é claro que posso me referir a ele como alguém que sonha… sonha em contribuir cada vez para o crescimento das pessoas, resgatando o melhor do que lhes aconteceu . Somente sonha na proporção que você sonha, Paulo Henrique, os puros de coração. É assim que eu também o vejo, como uma pessoa com virtudes nobres, princípios cidadãos, ímpares de sua personalidade. Quando se “bate um papo” com esse “menino Paulo” é notável a grandeza do seu coração e a imensidão dos seus ideais, eu agradeço a Deus a oportunidade de conhecer gente como você.
       O livro “documentos e fotografias históricas de Lajedo”, de sua autoria, publicado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, é um presente de valor imensurável para todos os lajedenses; folhear suas páginas é reviver nossa história, despertando um sentimento de respeito e admiração por todos os personagens que fizeram daqui sua “epopeia de amor”. Fiquei emocionada ao folhear seu livro, Paulo Henrique, pois são pouquíssimos os jovens que teriam uma iniciativa tão sublime, são poucos os autores que conseguem colocar sentimentos em fatos históricos, despertando no leitor, a vontade de contribuir para a melhoria da realidade, e você, faz isso com excelência. Acredito que obras como esta sua, deveriam fazer parte dos projetos escolares de resgate e conhecimento da cultura local, deveria receber apoio máximo pelos líderes de cada segmento deste município e ser um acervo para cada família lajedense, visando repassarem para as gerações futuras, as informações nele contidas. Dá prazer folhear seu livro, dá vontade de emoldurar e colocar em destaque em algum local de casa, para não esquecer das pessoas que aqui não mais estão, não esquecidas em sua publicação, que em vida puseram sua contribuição, entes queridos que partiram para Deus, mas estão marcados neste livro.
        Enfim, Paulo Henrique, receba hoje, nossa gratidão por você ser quem é e fazer o que você faz; receba o nosso apoio aos seus empreendimentos, o nosso respeito por tão admirável trajetória. Que o Senhor Deus, que vem lhe inspirando e lhe dando forças para prosseguir, apesar das dificuldades, continue sendo o “farol” de sua existência, o “consolador” quando lhe faltar incentivadores, mas sobretudo, a mola propulsara que lhe levará ao sucesso. Acredite sempre em você, continue sendo esse exemplo de cristão comprometido, lajedense apaixonado e busque ainda mais, pois o por vir, é bastante promissor… sabe por quê? Porque você merece! E lembre-se, como bem disse o apóstolo Paulo: “Tudo pode naquele que me fortalece!” Felipenses 4:13.

Graciara das Neves Laureano – Gestora do Colégio Cinder.

25/02/2018 – Lançamento do Livro: Documentos e Fotografias Históricas de Lajedo de Paulo Henrique Dias e Inauguração do Museu Lajedense Adolfina Pacheco.