• LAJEDO PERDE UM FILHO ILUSTRE, O SR. ANTÔNIO DE OLIVEIRA E SILVA, AUTOR DO HINO OFICIAL DO MUNICÍPIO

Neste domingo dia 16 de outubro de 2022, faleceu o Sr. Antônio de Oliveira e Silva, escritor, ator e co-autor do Hino Oficial do município de Lajedo-PE. O Sr. Antônio participou e foi protagonista de importantes acontecimentos históricos de Lajedo-PE. O atual prefeito Sr. Erivaldo Rodrigues Amorim, decretou luto oficial de 03 dias por meio do Decreto Municipal nº 225 de 16 de outubro de 2022.

Antônio de Oliveira e Silva,  nasceu em Lajedo-PE no dia 08 de junho de 1934. Autodidata, fez seus estudos preliminares em Lajedo-PE, cursando o Ginásio e o 2º grau já quando adulto. Foi partícipe e protagonista de muitos movimentos socioculturais de Lajedo-PE, fundou o Teatro Amadorista de Lajedo –  TAL. Integrou o elenco do famoso espetáculo A Paixão de Cristo, na época encenado pelas ruas de Fazenda Nova-PE.

Sua estreia nas letras se deu em 1965 com a publicação do livro “A Sombra e o Tempo” com apoio da Prefeitura Municipal de Lajedo-PE, recebendo satisfatória acolhida por parte do público e da crítica especializada.

Co-autor do hino oficial do município de Lajedo-PE, intitulado “Canção para Minha Terra”, recebeu partitura do Tenente da Polícia Militar de Pernambuco, Joaquim Viana Sobrinho. A canção foi oficializada como hino do município por meio do Decreto Municipal nº 06 de 07 de setembro de 1974, pelo prefeito da época José Ferreira Rosa.

Além de “A Sombra e o Tempo”, publicou os seguintes livros:

“Asperos Ventos D’ Além”, uma reprodução revista e ampliada do livro A Sombra e o Tempo.
“Lembranças da Primavera” uma autobiografia, transformando sua infância em um grande painel, resgatando figuras e acontecimentos que marcam a história do município de Lajedo-PE. Neste livro do Sr. Antônio é perceptível o quanto história de vida dos habitantes sempre carrega consigo importantes memórias do lugar em que se vive.
“Emília e o Menino Jesus”, uma fábula natalina, publicação aprovada pelas Edições Paulinas, entretanto a obra sofreu embargo pelos herdeiros de Monteiro Lobato com a justificativa que comprometeria a imagem de livre-pensador de Monteiro Lobato.
– E “O Triunfo da Cruz” que se reporta a Roma do início do século IV d.C. descrevendo a odisseia vivida pelos cristãos da época.

Durante muitos anos fez parte do quadro de funcionários da Prefeitura Municipal de Lajedo-PE. Ainda no viés literário escreveu muitos artigos no antigo jornal “A Voz de Lajedo” e mais recentemente durante alguns anos assinou a coluna: “Eles Construíram a Nossa História” nos jornais “Tribuna Lajedense”, “Lajedo Hoje” e “O Jornal”, sua coluna era dedicada a homenagear cidadãos lajedenses que fizeram história e em vida contribuíram de alguma forma com o município de Lajedo-PE.

Na data que o Sr. Antônio de Oliveira e Silva completou seus 80 anos de vida o grupo de memórias lajedenses do Facebook mantido pelo advogado Adelmo Torres, publicou a homenagem que vemos abaixo dedicada ao Sr. Antônio:

O Museu Lajedense preserva memórias do Sr. Antônio com a digitalização de alguns documentos do seu acervo, emprestados em vida pelo próprio para enriquecimento da memória histórica de Lajedo-PE. Confira um álbum de fotografias de lembranças do antigo Teatro Amadorista de Lajedo-PE, acessando o link:

Na data de seu falecimento foram feitas diversas homenagens por familiares, parentes amigos e leitores nas redes sociais. O legado de Antônio de  Oliveira e Silva é inestimável para o município de Lajedo  e ficará registrado na história local para a posteridade.

Confira abaixo o belo hino oficial de Lajedo-PE de co-autoria do Sr. Antônio de Oliveira e Silva: