• Museu Lajedense com apoio da Editora CEPE reedita o Álbum Histórico de Lajedo do autor José Paulo Barbosa

por
      A reedição do “Álbum Histórico de Lajedo” foi o projeto mais importante do Museu Lajedense Adolfina Pacheco, desenvolvido no ano de 2019. Para alcançar este objetivo foi firmada uma parceria entre o museu e a Companhia Editora de Pernambuco – CEPE. A publicação teve uma tiragem de 300 exemplares, totalmente custeada pela editora. O Álbum Histórico de Lajedo, é o primeiro livro que conta a história de Lajedo, do autor José Paulo Barbosa, (In Memoriam) foi publicado com apoio da Prefeitura de Lajedo no ano de 1969. Oano de 2019 marca os 50 anos da publicação do livro e 70 anos de emancipação política de Lajedo, sendo uma data significativa para promover essa reedição, essas duas importantes datas, foi o que motivou o Museu Lajedense a incluir nas atividades de 2019 a reedição do citado livro.
       A intenção era que fosse feito um evento de lançamento do livro na semana do aniversário de Lajedo, mas como o processo de publicação não estava concluído foi necessário adiar. A publicação somente foi concluída no final do mês de julho/2019. Assim  o lançamento aconteceu no último fim de semana do mês de setembro no auditório da EREM Deolinda Amaral.
      “Agradeço ao Presidente da Cepe, o Sr. Ricardo Leitão por atender meu pedido para reedição deste livro. Aos familiares de José Paulo Barbosa, especialmente ao Professor Neolam Barbosa e a Gizeneide Miranda de Torres por estar articulando com os demais familiares as assinaturas da documentação de cessão dos direitos autorais. Como Presidente do Museu Lajedense esse será meu presente e de toda diretoria para Lajedo em seus 70 anos de emancipação política” disse Paulo Henrique Dias.
          No dia 27 de julho de 2019 no sítio da Família “Paulo Barbosa” (Sítio Barragem) em uma grande festa tradicional da família, Paulo Henrique Dias apresentou a uma pequena parte dos familiares presentes, o livro já reeditado e na ocasião parte dos familiares presentes receberam exemplares do Álbum Histórico de Lajedo.
       O professor Neolam Marcelo Barbosa representando os familiares fez o seguinte pronunciamento nas redes sociais: Parabéns Paulo Henrique Dias! Fui testemunha de seu esforço, dedicação e obstinação para conseguir a 2ª Edição do livro Álbum Histórico de Lajedo (pela Companhia Editora de Pernambuco-CEPE), do meu tio-avô, José Paulo Barbosa. Essa ação representa uma verdadeira prova de amor e de compromisso com a nossa querida Lajedo, além é claro, de provar a sua competência para estar à frente de qualquer função encarregada em preservar e promover a História de Lajedo. Sua ação é um verdadeiro exemplo para ser seguido por todos cidadãos comprometidos com a construção de uma sociedade melhor, com um Lajedo melhor. Compromisso que não se prende as amarras da subserviência, mas sim, ao prazer de ver a sua ação somada a promoção das nobres causas. Como colaborador da sua vida estudantil, integrante da família Paulo Barbosa, amante da História e da Cultura e, principalmente, como lajedense de coração, lhe agradeço e lhe parabenizo pela nobre ação.
        Paulo Henrique ainda fez o seguinte comentário em suas redes sociais: o escritor que iniciou sua carreira sem apoio pra publicar o próprio livro, hoje promove a publicação (reedição) do livro de uma outra pessoa, por ser importante para a preservação da história de Lajedo. Enquanto eu morar em Lajedo farei o que estiver ao meu alcance para valorizar nossa história! Porque eu amo este pedaço de terra chamado Lajedo! Espero que essa publicação contribua significativamente no conhecimento e valorização de nossa história! Concluiu.
      Como contrapartida social da iniciativa todas as escolas de Lajedo: municipais, estaduais e privadas, receberam cada uma um exemplar do livro reeditado de forma totalmente gratuita. Os demais exemplares estão sendo vendidos por um valor simbólico.

Matéria – Dezembro 2019.
Na fotografia acima, Paulo Henrique Dias com o presidente da Companhia Editora de Pernambuco - CEPE e dois representantes dos familiares do autor do livro, Sr.ª Luiza Barbosa e o professor Neolam Barbosa.
Evento de lançamento - setembro / 2019
Livro: Álbum Histórico de Lajedo, reeditado.
Deixe seu comentário

JOSE EDIMILSOM

21 de março de 2021 às 14:20.

Grande ação em prol dessa comunidade. Obra que documenta e registra uma nação e dá forma, historia, cultura.

João Victor Medeiros de Souza

4 de agosto de 2021 às 22:11.

João Antônio de Medeiros era meu bisa