• Jovem advogado e presidente do Museu Lajedense, Paulo Henrique Dias, tem novo livro publicado sobre Lajedo pela Editora da UFRPE e Ministério da Educação

Capa Meu Pedaço de Chão - Lajedo

No fim do ano de 2019, nos últimos dias de dezembro, o jovem escritor e advogado Paulo Henrique Dias, que durante cinco anos foi colunista em nosso jornal, teve mais um livro de sua autoria publicado pela Editora Universitária da Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE, dessa vez com incentivo do Ministério da Educação do Brasil. O livro tem por título “Lajedo – Meu Pedaço de Chão”.

A obra é um estudo dos aspectos históricos, político-administrativos, socioeconômicos, religiosos, culturais e geográficos de Lajedo. Uma colaboração ao estudo das raízes socioculturais do município. Leitura indispensável como fonte de conhecimento e instrumento de construção da identidade dos cidadãos. Os temas são tratados de uma forma paradidática, simplificando termos técnicos, para uma linguagem mais fluida para que os profissionais da educação possam utilizar em suas aulas de história municipal, e subsidiar as pesquisas escolares. Por contenção de gastos no Governo Federal o livro foi publicado apenas no formato digital, o chamado E-book.
       “O livro seria prefaciado pelo autor do Hino de nosso município, o Sr. Antônio de Oliveira e Silva, mas por motivo de saúde ele não pode atender o meu pedido” disse Paulo Henrique.
        Por conhecer e incentivar os trabalhos de Paulo Henrique Dias, o livro foi prefaciado pelo Sr. Ígor Cardoso, servidor do Ministério Público de Pernambuco (Recife), secretário Centro de Estudos de História Municipal (CEHM) Condepe/Fidem, membro dos Institutos Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP), da Academia de Letras e Instituto Histórico, ambos de Garanhuns-PE.
        O livro também conta com uma análise crítica do professor Ademir Rafael da Silva, licenciado em História, com especialização em Tecnologias da Educação. É professor efetivo da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco e da Rede Municipal de Ensino de Lajedo-PE.
      Nos anexos do livro constam duas leis municipais aprovadas e sancionadas. A Lei 1.313/2010, que institui na grade curricular da Rede Municipal de Ensino de Lajedo o ensino da história do município, de autoria do vereador Airton Francisco da Silva. E a Lei 1.453/2013 que visa adotar nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Lajedo livros de autores lajedenses, de autoria da vereadora Edvania Cosme Carvalho Nunes.
         Como o livro foi publicado apenas no formato digital, Paulo Henrique Dias está conversando com dirigentes das editoras públicas nas esferas Estaduais e Federais visando firmar uma parceria para imprimir uma tiragem de exemplares, tendo em vista que a maior parte dos seus leitores não acessam o meio virtual. Como presidente do Museu Lajedense Adolfina Pacheco, tem inscrito o livro em editais públicos nacionais e internacionais, visando alocar recursos para presentear todos os estudantes e professores do Ensino Médio das escolas estaduais de Lajedo com um exemplar do livro para cada um deles.
      “Sem sombra de dúvida é para mim a realização de um sonho ter este livro publicado com a chancela da UFRPE e do Ministério da Educação, que completa meu terceiro livro publicado, todos com recursos vinculados ao Governo Federal em gestões de três diferentes Presidentes da República. Aproveito pra informar que o acervo do Museu Lajedense Adolfina Pacheco do qual sou presidente será digitalizado e disponibilizado na internet, estou em busca de recursos e patrocínios para a criação do “Espaço Virtual da Memória Lajedense” concluiu Paulo Henrique.

Deixe seu comentário